domingo, 30 de junho de 2013

sábado, 29 de junho de 2013

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Matiz, nem tudo é apenas branco e preto

Se você matricular as mãos, ganha um oficio.
Se você matricular o coração, vira emoção. 
Se você matricular a cabeça, faz terapia; 
Mas se você matricular a alma, aí é arte. 

Este é o lema da Escola Maria Arte e Ofícios, onde faço as minhas aulas de bordado. 

Aluna iniciante, estou dando os meus primeiros passos e apesar das minhas limitações experimentei a emoção de ver finalizado os primeiros trabalhos, que mostrei aqui e aqui.

A escolha dos trabalhos é livre e cada aluna executa o seu. Mas, anualmente, um tema é proposto e este trabalho de pesquisa é realizado em paralelo com as outras atividades.

Este ano a proposta do grupo é o estudo do Ponto Matiz. Este ponto é frequentemente usado para encher um desenho considerado muito grande ou muito irregular. Na primeira carreira, os pontos são alternadamente longos e curtos e bem unidos para seguir o contorno do desenho. Os pontos das carreiras seguinte são feitos de maneira a dar ao trabalho uma superfície uniforme e macia. O diagrama mostra como o efeito da matiz pode ser conseguido.




Parece simples, não é?

Aí, a gente conhece e passa a ter como referência o trabalho da Trish Burr.

Trish é uma bordadeira autodidata que passou muitos anos desenvolvendo seu estilo único de Ponto Matiz (denominado Style of Long and Short Stitch Embroidery).

Ela tem vários livros escritos sobre a técnica e compartilha o seu conhecimento com alunas da África do Sul (onde reside) e do exterior. Assim o faz porque acredita que “se eu lhe der um presente, eu já não o tenho. Mas se eu lhe der uma ideia, em seguida, ambos a temos e se você compartilha esta ideia com outros, então nós teremos expandido esta ideia e a veremos crescer”.

Vamos conhecer um pouco do seu trabalho?





Bom dia

Eu vi aqui

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Retalhos


Um retalho sempre conta uma história. Ele traz as dores da vida, as paixões de um momento, a lembrança da roupa de festa, o carinho de um presente, a saudade que estava perdida no tempo, o sonho que conseguimos realizar, a possibilidade de um novo amor.

E, conseguem se renovar sempre, mudar para melhor, gerar uma nova imagem, recomeçar, reiniciar, dar novo brilho e ganhar uma nova força.


Aqui era o link original mas ele está desativado. E eu não consegui encontra-la em outro endereço.

Bom dia

Eu vi aqui

quarta-feira, 26 de junho de 2013

É tempo de mudança

Que venham os novos tempos: outros desejos, aspirações, sonhos, uma nova realidade. Todos desejam e merecem.



Bom dia

Eu vi aqui

terça-feira, 25 de junho de 2013

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mais do que cinquenta tons de cinza

Dia frio, nublado e parece que a alma carrega todos os tons de cinza, que são mais do que os cinquenta conhecidos.

Chegam boas notícias de quem mora longe, notícias não tão boas de quem mora perto e a intolerância dos meus vizinhos com os barulhos do prédio cada vez me incomodam mais.

A última reclamação diz que eu uso a máquina de lavar roupa às 6 horas da manhã. Aí, a pessoa tem que explicar que ela não acorda cedo e por este motivo não usa o eletrodoméstico neste horário.

Lembram-se do pianista? Já querem proibir a sua música.

Imagino que o próximo passo seja solicitar que o IBAMA cale os passarinhos, pedir que Deus silencie o vento do bairro, entrar com um processo contra o Sindicato da Construção Civil exigindo que os pedreiros utilizem martelos de borracha e assim por diante.

Para aliviar, saio pescando imagens que alegram, sem motivo. Elas existem pelo simples fato de que alguém, menos intolerante e mais criativo, soube aproveitar melhor o seu tempo.






Eu vi aqui, aqui, aqui e aqui

Bom dia


Eu vi aqui

domingo, 23 de junho de 2013

sábado, 22 de junho de 2013

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Que tal espalhar corações por aí? 
AQUI você aprende como fazer



Bom dia

Eu vi aqui

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Criatividade

Eu penso que gente que inventa é mais feliz.

Eu vi aqui

Bom dia


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Surpresas

Veio da Austrália esta novidade. Da união de duas paixões – o crochê e o bordado – surge um trabalho diferenciado e lindo.




Eu vi aqui

Bom dia

Eu vi aqui

terça-feira, 18 de junho de 2013

Registros de uma crise


Nesta segunda-feira, às 9 horas, o telefone toca. Do outro lado, uma voz , no meio a muito barulho, dizia: não vou conseguir chegar porque estou presa em uma manifestação e o ônibus não sai do lugar.

Hoje, ela chegou. Nas mãos a conta de telefone vencida que pretendia pagar com o que receberia ontem. E, indignada, reclamava: "não cheguei ao meu trabalho, não recebi um dia de serviço e não devolveram o valor da passagem que paguei e não pude utilizar. Se o preço das passagens é o motivo dos protestos porque não fecham as portas das garagens dos ônibus? Voltei para casa à pé, com fome, raiva e vontade de ir ao banheiro!!!"

O Facebook entrega um convite: uma manifestação será promovida na pequena cidade do interior, onde não tem serviço de transporte público porque as distâncias são vencidas pelos sapatos ou pela bicicleta. Podemos marca-las com cuspe.

Dois exemplos reais, próximos a mim, de pessoas perdidas em um movimento que não conseguiram entender. E eu também não entendo.

Eu aprendi que para mudar a vida é preciso levantar porque não existe um controle remoto capaz de promover estas mudanças.

O povo levantou e saiu às ruas, mas confesso que eu estou perplexa com este movimento. Procuro explicações, informações sobre o que está acontecendo e não consigo chegar a uma conclusão porque parece haver um descontentamento geral, mas qual o objetivo? Como resultado, surge apenas um clima generalizado de insatisfação política, raivoso, intenso, insolúvel e incontrolável.

Neste vazio de motivação cabe tudo e aí mora o perigo porque criaram um problema impossível de resolver. Não existe uma solução possível se não consigo definir o meu problema, se não existe uma causa específica a defender.

Precisamos de mudanças profundas e verdadeiras e não é com atos de vandalismos (aí incluindo manifestantes e policiais) que vamos abrir os nossos olhos, acordar, entender para onde devemos caminhar e qual o nosso propósito. Precisamos de mudanças, mas estar contra tudo não é uma ideologia e não define os meus objetivos.

2014 está chegando. Os que estão no poder foram eleitos com o voto desta maioria que está na rua. Qual caminho vamos trilhar? Qual bandeira vamos erguer?

Notas da redação: 
- espero que amanhã esta blogueira consiga encontrar o caminho de volta porque estas páginas não foram feitas para questionamentos políticos!!!!

- AQUI e AQUI você encontra gente mais lúcida do que esta blogueira e vale a pena ler. 

Bom dia

Eu vi aqui

segunda-feira, 17 de junho de 2013

domingo, 16 de junho de 2013

sábado, 15 de junho de 2013

sexta-feira, 14 de junho de 2013

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Santo Antônio

"Santo Antonio de Lisboa
Era um grande pregador 
Mas é por ser Santo Antônio 
Que as moças lhe têm amor 
Hoje é o dia de Santo Antônio e é também o dia em que nasceu um outro Antônio, o tal de Fernando Antônio Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa". 

Quem me contou tudo isto foi a Gata Valquíria e lá, em um blog colorido e lindo, você encontra todos os santos e santas de sua devoção.







Bom dia

Eu vi aqui

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Poesia

Hoje é dia de falar em gostar, amar, paixão, alegria por estar por perto.

Falar em sintonia, harmonia, felicidade.

Nas vitrines os corações transmitem mensagens de carinho para os enamorados.

É, sem dúvida, a data mais romântica do ano.

Dia bom para conhecermos a poesia de Renas Barreto. No seu perfil, ela se apresenta como geógrafa, arteira, nômade e cidadã do mundo.

A sua alma nós conhecemos em cada palavra que publica.








e , faça uma visitinha porque eu sei que você vai gostar