segunda-feira, 30 de setembro de 2013

domingo, 29 de setembro de 2013

sábado, 28 de setembro de 2013

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Com que roupa eu vou?


As pessoas mais bonitas que conheço, 
se vestem de si mesmas.

Eu vi aqui

Bom dia

Eu vi aqui

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lançamento do livro


Theresa Hilcar é uma amiga de sempre. Fomos muito próximas em tempos distantes e a amizade que nos une não precisa de presença para ser presente. A internet nos reuniu novamente e atualizamos os dados que faltavam para completar o cenário. Hoje, a jornalista e escritora mora no Mato Grosso onde é membro da Academina Sulmatogrossense de Letras. 

Em seu novo livro - No fundo do Poço não tem Moda - a escritora (na foto com o escritor Manoel de Barros), – questiona a vida e o viver e exorciza as suas dores. Na crônica Perdas e Rimas, assim escreve

Eu perdi um vestido. Minha mãe. Perdi amores. Alguns amigos. Perdi uma jaqueta de couro. A camisola do dia. Outra de renda, verde-água. Perdi uma bolsa de marca. Vários lençóis de puro algodão. Perdi avião. Um colar de ouro, uma pulseira de safira. Perdi peso. Apetite. Perdi o avô, a avó, vários tios. Perdi um bebê. Vários arquivos de computador. Perdi dois manuscritos. Uma festa importante. Meu aniversário em 1989. Perdi o gosto. O sono, a pose, o jeito. Perdi o “Livro das Ignorãças” – edição especial.

Perdi a vez. A paciência. Perdi a oportunidade de calar, de falar. De dar adeus. Perdi a conta. A vontade. Perdi o desejo de ficar, de partir, de estar. Perdi primaveras, outonos, invernos. Odeio verões. Perdi a chamada, a chave, os diários do colégio. Perdi a inocência, a vaidade, o orgulho. Enlouqueci. Perdi o senso, o humor, a piada, o estilo. Perdi o filme, o ônibus, a aula, o acordeom. Perdi o tom, uns pares de meias, alguns batons, a blusa de plumas. Perdi os pés, o salto, a máscara.

Perdi uma caixa de fotos. Três casamentos. Perdi duas alianças. Outros amigos. Perdi a infância, adolescência. Perdi a virgindade. A fé. Perdi um par de sapatos vermelhos que comprei em Paris. Perdi uma gata, a Bibi. Perdi endereços. Telefones. Perdi a esperança. Os sonhos. A libido. Perdi palavras. Horas. Perdi o tempo. Dois relógios. Perdi o bonde. A coragem. A história. Me perdi.

Tenho uma via de perdas. Esquecimentos, desleixos. A matemática nunca foi meu forte. Faço contas de diminuir. Esqueci como se soma. Não sei multiplicar. Nem dividir. Mas, separo tudo. Os dias, as noites, os minutos, filmes, livros. Separo mechas de cabelo, as maçãs maduras, os vasos de flores, os temperos, os ovos. Sei cozinhar, lavar, passar, escrever e ler. Mas não sei viver.

Acordo querendo dormir. Durmo pensando em não acordar. Passo dia esperando a noite. Da semana só gosto de sábado. Domingo tem cheiro de solidão. Vivo como se fosse ontem. O hoje é meu amanhã. Não tenho presente. Só ilusões. Delas não me perco. Elas me anestesiam. Tenho medo da loucura. A vida é doida demais. Pode ser um quadro na parede. Mas como dói, já dizia Drummond.


Neste, sábado, 28 de outubro ela vai estar em Belo Horizonte para o lançamento do seu livro e além de rever a amiga eu vou buscar um abraço apertado e o meu livro autografado. 



Pescaria

O mar não está para peixe, mas às vezes dá para fazer uma boa pescaria.




Eu vi aqui, aqui

Bom dia

Eu vi aqui

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bordados




Alguém já escreveu que “o bonito desta vida é poder costurar sonhos, bordar histórias e desatar os nós de nossos dias”.

Ando apaixonada pelo bordado e, apesar dos meus passos de iniciante, fico sonhando alto. Então vou colecionando as imagens que um dia ainda farei. Esta é uma atividade que me envolve, preenche os vazios e ocupa o meu pensamento.

A exposição dos alunos do Curso Maria Arte e Ofícios estava maravilhosa. Quem foi teve a oportunidade de ver trabalhos lindos que contam a história de tantas mulheres. Não era permitido fotografar as peças, mas vou postar depois as que tenho comigo.


Eu vi aqui

Bom dia

Eu vi aqui

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tente, invente e faça diferente


São pulseiras, mas diga se não ficou super charmoso para aproveitar aquela garrafa de que você está com pena de jogar no lixo?

Eu vi aqui

Bom dia

Eu vi aqui

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Primavera



Andei meio brava com a vida.

Triste porque diariamente recebo notícias que me fazem desacreditar deste país: a eternização do julgamento do mensalão, crimes violentos, a corrupção do dia e a sensação de que nada muda, ou a certeza de que é possível ficar pior ainda mais. De longe, as notícias de guerras, massacres e desastres naturais.

Aqui, uma saudade insuportável que nunca para de crescer. A correria do dia a dia, os problemas do cotidiano, uma onda de calor e o ar seco.

Aí chegam as fotos das orquídeas da casa da minha mãe. São como um abraço, informando que a primavera já chegou e que é preciso ser feliz o tempo inteiro.

Assim, vou saudar a chegada da primavera com a certeza de que não posso desistir de ser feliz, de procurar a paz em meu lar e em minha vida. Sei que a vida nem sempre é perfeita mas tudo o que ela quer é continuar.

O meu Bom Dia será sempre para o dia nascer feliz. Vou a-cor-dar dando ao meu dia a cor que ele precisa para ser feliz.


Cada flor deste jardim conta uma história: tem a orquídea que veio da casa da sua irmã mais velha, a outra foi presente do mecânico que atendia ao meu pai (a sra. é uma mulher muito chic e eu achei que esta flor vai agradar),  esta flor amarelinha chama-se camarão e a primeira muda ela trouxe há mais de 40 anos quando foi me visitar na pequena cidade onde, aos 18 anos, fui parar por causa do meu primeiro emprego. Tudo isto para lembrar que eu amo  tudo o que foi, o que deixou alegria.

Bom dia

Eu vi aqui

domingo, 22 de setembro de 2013

sábado, 21 de setembro de 2013

Marque esta data na sua agenda


Está incrível a exposição da escola Maria Artes e Ofício e abaixo o depoimento da terapeuta ocupacional à respeito dos trabalhos apresentados pelos seus alunos:

"São adolescentes e adultos com deficiência mental, que através do trabalho terapêutico ocupacional, quando a atividade (linha e agulha são um deles, dentre muitos!) é o recurso tanto para avaliar quanto tratar, potencializando as habilidades (motoras, cognitivas e emocionais) e a auto estima, visando uma vida digna, produtiva e, principalmente, identificando que cada ser é único e deve ter orgulho de sua unicidade e ser aceito, respeitado e valorizado por toda sociedade que se envaidece de respeitar as diferenças!

Esta atividade está para o T.O como o remédio está para o médico! Nem toda atividade é para todos, e a qualquer momento. Há de se avaliar de forma global e contextualizada e, por muitas vezes, atuar de forma sistêmica, quando a família é a primeira a ser convidada a olhar, ou melhor, ver esse indivíduo de forma diferente e positiva!!!

Cada ano escolho um tema como "bandeira"! Não para protestar e sim trazer esclarecimentos sobre o deficiente mental, mostrar que ele é capaz e que não se curva às deficiências de caráter e de alma.

Esse ano escolhemos como tema Mude o seu jeito de me olhar... que eu mudo o jeito de me ver e vamos apresentar trabalhos de auto-retrato feitos com desenho e linha e agulha!!
"


Dia: 22 de Setembro de 2013
Horário: 10h às 16h
Rua Caldas, 47 :: Sion
Belo Horizonte :: MG

Bom dia


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Outro convite


Olá Amigos,

Segue o convite da exposição dos alunos das salas especiais da Escola Maria Arte e Ofício, que está de encher os olhos!!!

Venham ver e mudar o seu olhar!

Somos pessoas "incríveis!" que acreditam muito mais

nas potencialidades do que nas limitações!

Ana Guimarães (Terapeuta Ocupacional) e sua “Turma”

Dia: 22 de Setembro de 2013
Horário: 10h às 16h
Rua Caldas, 47 :: Sion
Belo Horizonte :: MG

Bom dia

Eu vi aqui

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Eles estão de volta



o canto dos passarinhos
é tão
doce que
dá para por no
café.



Paulo Leminski



Sem querer, eu apaguei vários dos comentários feitos hoje por vocês. Ainda bem que eu tinha lido todos e o meu coração ficou feliz.


Eu vi aqui

Bom dia

Eu vi aqui

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Um convite


Você, que mora em Belo Horizonte e arredores, é nossa convidada para visitar a exposição dos trabalhos das alunas do curso de bordado Maria Arte e Ofício. 

Além disto poderá conhecer o acervo da pesquisa 1° Comunhão feita pelo Memorial do Bordado e adquirir produtos produzidos pelo Projeto Meninas do Cafezal.

Um excelente programa para o seu domingo.

Rua Caldas, 47 :: Sion :: Belo Horizonte - MG
22 de Setembro de 2013
09h às 18h


Bom Dia

Eu vi aqui

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Momentos


Compreendi que a vida não é uma sonata que, para realizar sua beleza, tem de ser tocada até o fim. Dei-me conta, ao contrário, de que a vida é um álbum de minissonatas. Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada a eternidade. Um único momento de beleza e de amor justifica a vida inteira.

Rubem Alves in Concerto para corpo e alma

Eu vi aqui

Bom dia

Eu vi aqui

domingo, 15 de setembro de 2013

sábado, 14 de setembro de 2013

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A enrolada


O que a gente faz quando chega a sexta-feira, olha para trás e vê que mais uma semana passou e a sensação que fica é que não fizemos nada!!!

Aí, é hora de fazer um inventário.

Sim, trabalhei muito e a demanda na empresa cresceu (não reclamo porque tenho contas para pagar...)

Sim, estou finalizando os meus bordados para a exposição dos trabalhos (depois posto o convite).

Sim, fabriquei coroas de anjo para uma amiga que vai fazer a festa de N.S. Aparecida.

Sim, uma dona de casa sempre está conjugando os verbos lavar, passar, cozinhar, arrumar, abastecer, limpar.

Sim, estou começando a ler e a preparar o meu roteiro de férias.

Sim, cuidei do marido e da família.

Tomei decisões, fiz as minhas escolhas, criei laços e desfiz nós. Mas o tempo é sempre curto porque a estrada é muito longa.

Eu vi aqui

Bom dia


Eu vi aqui

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Curiosidades


A PRI me escolheu para responder algumas perguntas. Como ela é uma menina lindinha que mora muito longe eu não pude recusar ao seu pedido. 

Vamos lá?
Falar 11 coisas aleatórias sobre mim

- Sou uma autêntica geminiana. Tenho facilidade de comunicação, o raciocínio (se dormi bem) é rápido. Não fico parada em um só projeto e preciso de novidades que despertem o meu interesse.

- Já fui proprietária de um buffet e sou excelente cozinheira. Sempre atendi a clientes corporativos e um dia conto como foi um evento que fiz em Singapura.

- Gosto de animais e já dei muito cachorrinho de presente para as crianças da família (as mães queriam me matar). Não tenho animais em casa porque marido não ia me ajudar com as limpezas.

- Tenho dificuldades para cuidar das minhas plantas e sou uma serial killer do reino vegetal.

- Amo livros, mas leio menos do que gostaria.

- Sempre que escrevo alguma coisa no blog fico surpresa com a reação positiva das pessoas e ainda não me acostumei com isto. Por isto, escrevo pouco.

- Não sou fã de doces. Adoro comer bem, experimentar novos sabores e costumo dizer que minha gordura é de boa qualidade.

- Sou vaidosa e meu cuidado maior é com o meu cabelo.

- Não tive filhos e acredito que não posso sentir falta do que nunca tive. Assim como não posso ser infeliz por não tê-los tendo tantos motivos para ser feliz.

- Sempre gostei de trabalhos manuais mas para costurar eu tenho duas mãos esquerdas. Elas não funcionam.

- Somente escuto música quando estou viajando.

As perguntas da PRI

Como surgiu a ideia de criar seu blog?
Surgiu quando vim para Belo Horizonte e passei a morar em um apartamento muito pequeno. E vi que teria muitas histórias para contar. Assim escrevi quando comecei: Depois de muito sonhar com este dia eu acho que estou pronta para começar este blog..... Há quase um ano um vento de mudança alterou o rumo da minha vida e me levou de volta a lugares já vistos. Foi bom rever estes lugares e os amigos. Maravilhoso ficar mais próximo da família. Mas esta mudança trouxe de presente uma situação inesperada: pela primeira vez eu estava morando em um lugar pequeno. E eu me vi questionando o conceito e significado do que é essencial pois o meu novo espaço não aceitava o desnecessário. E neste blog quero compartilhar com vocês esta experiência enriquecedora. Afinal, menos pode ser mais... Isto eu aprendi, sem sofrimento.


Qual arteirice que te deixou mais orgulhosa?
Criar o blog. Não pensei que seria capaz e fico feliz ao constatar que muita gente gosta de me visitar.


Entre os blogs que você lê, qual o seu preferido?
São tantos e com temas tão variados!!! Mas tenho o Pinterest como inspiração.


Que outro nome pensou em adotar no seu blog e desistiu?
Já nasceu como Moro em um Kinder Ovo. E tem este nome por causa da minha irmã quem um dia me disse “não reclame por morar em um Kinder Ovo porque é ótimo não ter um hall de entrada ou um jardim de inverno ou um lavabo ou espaço gourmet para decorar, limpar, conservar...”


O que você faz quando se sente pouco inspirada para criar?
Ignoro este dia. Tenho que ser transparente e autêntica e não gosto de me sentir obrigada a publicar algum tema que não seja inspirador. Mas, por me sentir comprometida com os que me visitam eu criei o Bom Dia. Assim, sempre encontram um novo post quando chegam e eu realmente acredito que receber um bom dia é o que precisamos para o dia nascer feliz.


A sua família ou amigos acompanham seu blog? O que eles acham dele?
Sim, tenho amigos e família que sempre lêem o meu blog. Mas o marido nunca lê. Ele acredita que o blog é algo muito pessoal e que ele não deve invadir a minha privacidades. São os segredinhos que cada um cultiva e isto mantém o mistério. Eventualmente, se eu ou alguém comenta um texto ele pede para ler.


Quando você começou o seu blog, pensou em desistir por 'falar sozinha' por um tempo?
O meu blog foi criado para mim. Eu senti necessidade de registrar os fatos da minha vida, arquivar o que gosto e nem mesmo sabia como as pessoas chegavam até ele. Com o passar do tempo eu vi que estava me apaixonando por ele e por vocês. Assim, virou fonte de prazer.


Você já teve alguma experiência interessante através do blog, que acreditava que não poderia acontecer no mundo virtual?
Sim, conhecer tantas “almas gêmeas”. Pessoas que falam direto no coração da gente, que nos ensinam e complementam.


Quando você não escreve, você fica com saudade do seu blog?
Tenho saudade de vocês.


Qual era a sua impressão de ter um blog, antes de ter um?
Acho que o blog surgiu quando conheci os primeiros blogs. Talvez, se eu soubesse como era difícil manter um blog eu teria desistido!!!! Ou, se soubesse como são lindas as amizades virtuais eu teria inventado antes...


O blog mudou algo em sua vida? Conte pra nós o quê.
Eu aprendo diariamente nesta troca que aqui acontece.

E eu indico você, para entrar na brincadeira e responder a estas perguntas:



1 - Você sabe onde quer chegar e como quer ir?

2 - O que te fez feliz hoje?

3 - Qual a situação que deixa você sem palavras?

4 - O que você faz nas suas horas de lazer?

5 - Qual a lembrança mais antiga da sua infância?

6 - Você tem medo? Qual o seu medo?

7 - O que deixa você triste?

8 - Tudo o que vai, volta?

9 - É preciso sofrer para amadurecer?

10 - Na vida, qual é a operação matemática mais significativa: somar, subtrair, multiplicar ou dividir?

11 - O que não pode faltar na sua mala de viagem?

Aceitou o meu convite? Respondeu? Deixe um comentário para que possa visitar o seu espaço.

Bom dia

Eu vi aqui

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Autoestima não é secundário



O tratamento do câncer, em muitos casos, é intenso e agressivo. E o paciente sente-se fraco, com baixa autoestima diante da sua situação.

Os profissionais da saúde reconhecem o impacto psicológico do câncer durante todo o processo da doença e que o comportamento do paciente influencia de forma significante os seus resultados. Quanto maior a autoestima do paciente, maior será sua segurança e tranquilidade, tornando o tratamento mais eficaz. Assim, podemos afirmar que a cura não vem apenas do medicamento, mas também do corpo.

As transformações muito desagradáveis relacionadas à vaidade feminina como a queda dos cabelos afeta a autoestima das mulheres e é nessa hora que elas podem utilizar artifícios que realcem sua beleza e lhes dê mais ânimo para enfrentar as dificuldades do tratamento.

Pensando em contribuir para que as pacientes se sintam bem durante o processo de luta contra a doença a Tina que tantos conhecem idealizou e está colocando em prática o projeto Lenços que curam. Para conhecer melhor o projeto acesse sua página AQUI.

Sei que você ficará sensível a esta proposta e pode enviar a sua colaboração para

Cristina Couto
Caixa Postal 5814
Agência Sumaré – Salvador – Bahia
CEP – 41820-970

Se você é de Belo Horizonte pode entrar em contato comigo (beatrizbernardes@gmail.com) para fazer a sua doação e eu envio todos os lenços para a Tina.


Bom dia

Eu vi aqui

domingo, 8 de setembro de 2013

sábado, 7 de setembro de 2013

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

quinta-feira, 5 de setembro de 2013