quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Ambrosia


Marido tem uma relação muito interessante com a comida. Bom de garfo (e de faca porque é essencialmente carnívoro) ele não sabe cozinhar e por muitas vezes troca alhos por bugalhos.

Mas é capaz de reconhecer os ingredientes utilizados na preparação do prato. Recentemente estivemos em um restaurante que serve um único prato, onde o molho secreto que acompanha a carne torna a experiência inesquecível. Ao comer, ele disse “este molho tem canela”. Fiz uma pesquisa nos meus livros de culinária e encontrei a confirmação.

Ele gosta muito de doce e, porque hoje é “politicamente correto” termos refeições leves e frugais para o bem da nossa saúde, eu evito preparar.

Mas a ambrosia esteve sempre na sua lista de desejos (já falei sobre isto AQUI) e quando uma amiga me deu esta receita eu não resisti. Pode fazer porque ela é muito saborosa e não tem erro.

Ingredientes

1 litro de leite
2 latas de leite condensado
1 pedaço de canela em pau
8 ovos

Numa panela, colocar o leite e o leite condensado e deixar ferver.

Bater as claras em neve, misturar as gemas (levemente).

Quando o leite ferver, colocar (com a ajuda de uma escumadeira) pequenas porções da mistura de claras com gemas. Virar dos dois lados para que cozinhe. Retirar e colocar em uma vasilha à parte.


Quando finalizar, partir em pedaços e voltar para a panela. Deixar ferver, misturando para que o caldo se incorpore aos ovos.

Pequenas alterações que fiz:

- se estiver usando ovos muito grandes (como eu fiz) você pode diminuir a quantidade e 6 ovos serão suficientes.

- como usei os 8 ovos pedidos na receita eu queimei em uma panela uma pequena quantidade de açúcar cristal e juntei leite. Deixei ferver até o açúcar dissolver e em seguida misturei ao doce já pronto e deixei ferver mais um pouco.

- o meu doce ficou assim tão amarelinho porque usei ovos caipiras.

6 comentários:

Coisas de Tássia disse...

Nossa eu adoro ambrosia, mas esta é diferente da que comemos aqui no sul. deve ficar boa tbm.

Bjos

chica disse...

Aqui no Sul a ambrosia é diferente, fica com o leite talhado, em pedaços. Essa da foto, aqui chamamos de ovos nevados.. Muito boa, por sinal,adooooooro! bjs,chica

Tina Bau Couto disse...

Adooooooro ambrosia :)

Unknown disse...

Olá pequenina...só na embalagem, porque o conteúdo é muuuiito grande ! Adoro seus posts e agora fico esperando as quintas feiras para ver as receitinhas..

Simone Felic disse...

Minha vó fazia , adorava , mas nunca fiz.
beijinhos
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

lenalima disse...

Aqui se faz muito , adoramos!

bjss