terça-feira, 9 de dezembro de 2014

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

domingo, 7 de dezembro de 2014

sábado, 6 de dezembro de 2014

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Molho para salada

Quem já está na terceira idade (como esta que escreve por aqui) sabe bem como oscila a cotação dos alimentos e não é apenas no preço das gondolas do supermercado.

Alimentos são glorificados ou recebem a condenação do fogo do inferno porque não devem mais frequentar o fogo dos nossos fogões.

O vilão da vez é o glúten. É verdade que ele pode ser prejudicial ao organismo daqueles que sofrem de doença celíaca ou que têm intolerância ao glúten. Hoje, o ataque que sofre é consequência da proliferação das dietas desintoxicantes. O ovo até já mandou um recadinho: “Fica quieto que esta onda um dia vai passar”.

Um dos queridinhos da vez é o gengibre. Confesso que só o conhecia como um dos ingredientes do “quentão”, bebida das festas juninas por estas Minas Gerais.

Mas os cientistas identificam neste vegetal múltiplos benefícios terapêuticos porque favorece o sistema digestivo, respiratório e circulatório. Também é reconhecido como alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Como já dizia minha vó “Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém” nós vamos experimentando novas formas de consumir o gengibre e na receita de hoje ele vai incrementar um molho para servir com uma saladinha de repolho (vale a pena experimentar também com outros vegetais).


Tem receita com quantidades e prontinha para você seguir? Claro que não... A cozinheira tem que calcular o número de pessoas na casa e colocar o seu tempero preferido .... ops, a sua alma.

Vamos, anime-se porque é muito fácil - ele fica com a consistência de um pesto (aquele molho italiano feito com manjericão).

Como fazer:
Em um liquidificador (olha aí o meu queridinho novamente) coloque para triturar:

Amendoim torrado
Algumas gotas de shoyo
Lascas de gengibre
Azeite

Bater até que todos os ingredientes estejam incorporados ao azeite.

Pode guardar na geladeira por vários dias.

Um pedido: se fez, conta para mim?

Bom dia

Eu vi aqui

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Retorno



O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.

José Saramago

Estou de volta. Diante de mim tenho um mês novinho em folha para escrever a minha história. Breve, um novo ano. Para semear e colher.


Nos últimos dias voltei nos meus passos e espero ser capaz de traçar novos caminhos.

Prometo que ainda chego no seu cantinho para deixar o meu abraço.

Prometo manter vivo este espaço.

Prometo continuar correspondendo ao carinho de vocês.


... e prometo cumprir as minhas promessas.

Eu vi aqui

Bom dia

Eu vi aqui