quinta-feira, 9 de abril de 2015

Eu vou ali e volto já



Já tirou férias e ficou na sua casa? É o que pretendo fazer nos próximos dias e vou ficar fora do ar.

Tenho vários compromissos - família, saúde, trabalho e quem tem um blog sabe que são necessárias várias horas de pesquisa, escrever, corrigir e publicar.

Preciso de um tempo - bem grande - para colocar a minha vida nos trilhos novamente.

Quando sobrar um tempinho faço uma visita para vocês. Mas por aqui só volto no dia 18 de Maio.

Até lá e, por favor, não me esqueçam.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

terça-feira, 7 de abril de 2015

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bolinho de arroz

Você conhece a Ana Paula? Eu nunca a vi, mas conversamos feito velhas comadres que à partir do momento que encontraram pontos em comum vão “tricotando” histórias, criando laços afetivos e trocando receitas.

E foi ela quem enviou a receita de hoje. Ela pode não ser elegante, bonita, agradável e serena como a Rita Lobo (palavras suas) mas suas crônicas são saborosas e esta receita ela não conta para ninguém.

 

Ingredientes

3 xícara (chá) de arroz branco cozido
1 cebola
1/2 cenoura
1/4 xícara (chá) salsinha e cebolinha picadas
2 colheres (sopa) de azeite
3 ovos
4 colheres (sopa) de amido de milho
1/2 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
óleo para untar a frigideira

Modo de Preparo

1. Descasque, corte ao meio e fatie a cebola em meias-luas (não muito finas).

2. Leve ao fogo baixo uma frigideira média (de preferência antiaderente). Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar.

3. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador; lave e seque a salsinha e a cebolinha. Pique fino a salsinha e corte a cebolinha em fatias médias.

4. Transfira as cebolas douradas para uma tigela grande, junte o arroz cozido e misture.

5. Aumente o fogo para médio, regue com mais um fio de azeite e acrescente a cenoura. Refogue por cerca de 2 minutos e junte a salsinha e a cebolinha. Desligue o fogo, junte ao arroz e misture bem.

6. Acrescente o queijo ralado, prove e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione os ovos e, por último, misture bem o amido de milho.

7. Passe um papel toalha para limpar a frigideira e leve ao fogo médio. Quando aquecer, regue com óleo para cobrir todo o fundo. Adicione duas colheradas da mistura de arroz e achate levemente com as costas da colher (no formato de um hambúrguer) - faça de 1 a 2 bolinhos por vez, deixando espaço entre cada um para não grudar.

8. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos e vire com uma espátula para dourar o outro lado por igual. Transfira os bolinhos prontos para uma travessa e repita com toda a mistura de arroz (se necessário regue a frigideira com mais óleo). Sirva os bolinhos ainda quentes.

Bom dia


quarta-feira, 1 de abril de 2015