sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Lá vai São Francisco pelo caminho, contando histórias para os passarinhos...


São Francisco garantia que o remédio mais seguro contra as mil armadilhas e astúcias do inimigo era a alegria espiritual.

Ele costumava dizer: “A maior alegria do adversário é quando pode roubar ao servo de Deus o gozo do espírito. Ele carrega um pó para jogar nos menores meandros da consciência, para emporcalhar a candura da mente e a pureza da vida. Mas, quando os corações estão cheios de alegria espiritual, a serpente derrama à toa o seu veneno mortal. Os demônios não conseguem fazer mal ao servidor do Cristo quando o veem transbordante de santa alegria.

Quem tem o ânimo choroso, desolado e triste é facilmente absorvido pela tristeza ou, então, é levado a alegrias vãs”. 

Por isso, o santo tratava de viver sempre no júbilo do coração, conservando a unção do espírito e o óleo da alegria. Ele evitava com muito cuidado a horrível doença da tristeza, a tal ponto que era só sentir fraquejar um pouco, e ele já corria a rezar e dizia: “Quando o servo de Deus se sente perturbado por alguma coisa, como acontece quase sempre, deve levantar-se o quanto antes e vá rezar e ficar firme diante do Pai, até que Ele lhe devolva a sua alegria salutar. Porque se a tristeza demorar muito, fará desenvolver seu mal babilônico que se não for levado pelas lágrimas produzirá no coração uma ferrugem que vai ficar”.

Texto de um livro sobre São Francisco de Assis

9 comentários:

chica disse...

Façamos nós também como ele. Lindo isso! Querer ver a tristeza longe, focar na alegria! beijos,chica

Ana disse...

Que o dia e o fim de semana sejam cheios de alegria!!!!!!!!

Tina Bau Couto disse...

Maravilha esse post :)
Recheadinho com imagem linda, histórias, exemplo.
Salve Chico e os passarinhos \o/

Carmen disse...

A história deste santo sempre tocou muito meu coração...bela homenagem!!

Juliana Leal Valera disse...

E eu longe dos meus gatos, que saudades!!

Rovênia disse...

Linda passagem! Eu acredito muito, muito na alegria. Temos de ser felizes, apesar de todos os problemas. Qual o segredo da felicidade? Experimente sorrir. Muda o dia, muda tudo! Um fim de semana bem feliz!

Pandora disse...

Eu simplesmente sou apaixonada por São Francisco!!! Vivo cantando essa canção que vc citou no titulo do post Beatriz, é do musical A arca de noé néh?!?! Lindooo esse querido, se fosse católica seria devota, como sou protestante tenho só uma pequena imagem dele em minha estante!!!

Pri Helmberger disse...

Escrito pra mim e serve pra tantos. Adorei ler isso.
Super beijo e obrigada pelo recadinho lá no bloguinho.

Maria Luiza disse...

Ele sabia das artimanhas do inimigo para nos derrotar e rezava!Orai e vigiai! Um grande abraço e uma linda semana!