Já tirou férias e ficou na sua casa? É o que pretendo fazer nos próximos dias e vou ficar fora do ar.
Tenho vários compromissos - família, saúde, trabalho e quem tem um blog sabe que são necessárias várias horas de pesquisa, escrever, corrigir e publicar.
Preciso de um tempo - bem grande - para colocar a minha vida nos trilhos novamente.
Quando sobrar um tempinho faço uma visita para vocês. Mas por aqui só volto no dia 18 de Maio.
Você conhece a Ana Paula? Eu nunca a vi, mas conversamos feito velhas comadres que à partir do momento que encontraram pontos em comum vão “tricotando” histórias, criando laços afetivos e trocando receitas.
E foi ela quem enviou a receita de hoje. Ela pode não ser elegante, bonita, agradável e serena como a Rita Lobo (palavras suas) mas suas crônicas são saborosas e esta receita ela não conta para ninguém.
Ingredientes
3 xícara (chá) de arroz branco cozido 1 cebola 1/2 cenoura 1/4 xícara (chá) salsinha e cebolinha picadas 2 colheres (sopa) de azeite 3 ovos 4 colheres (sopa) de amido de milho 1/2 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto óleo para untar a frigideira
Modo de Preparo
1. Descasque, corte ao meio e fatie a cebola em meias-luas (não muito finas).
2. Leve ao fogo baixo uma frigideira média (de preferência antiaderente). Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar.
3. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador; lave e seque a salsinha e a cebolinha. Pique fino a salsinha e corte a cebolinha em fatias médias.
4. Transfira as cebolas douradas para uma tigela grande, junte o arroz cozido e misture.
5. Aumente o fogo para médio, regue com mais um fio de azeite e acrescente a cenoura. Refogue por cerca de 2 minutos e junte a salsinha e a cebolinha. Desligue o fogo, junte ao arroz e misture bem.
6. Acrescente o queijo ralado, prove e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione os ovos e, por último, misture bem o amido de milho.
7. Passe um papel toalha para limpar a frigideira e leve ao fogo médio. Quando aquecer, regue com óleo para cobrir todo o fundo. Adicione duas colheradas da mistura de arroz e achate levemente com as costas da colher (no formato de um hambúrguer) - faça de 1 a 2 bolinhos por vez, deixando espaço entre cada um para não grudar.
8. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos e vire com uma espátula para dourar o outro lado por igual. Transfira os bolinhos prontos para uma travessa e repita com toda a mistura de arroz (se necessário regue a frigideira com mais óleo). Sirva os bolinhos ainda quentes.
Meu nome é Beatriz Bernardes. Este blog nasceu quando vim morar em um Kinder Ovo, na cidade de Belo Horizonte. Muita coisa já mudou, muita água correu debaixo da ponte. E é assim que eu vejo a vida – cada dia nos traz uma novidade e vivemos num aprendizado constante.