quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bolinho de arroz

Você conhece a Ana Paula? Eu nunca a vi, mas conversamos feito velhas comadres que à partir do momento que encontraram pontos em comum vão “tricotando” histórias, criando laços afetivos e trocando receitas.

E foi ela quem enviou a receita de hoje. Ela pode não ser elegante, bonita, agradável e serena como a Rita Lobo (palavras suas) mas suas crônicas são saborosas e esta receita ela não conta para ninguém.

 

Ingredientes

3 xícara (chá) de arroz branco cozido
1 cebola
1/2 cenoura
1/4 xícara (chá) salsinha e cebolinha picadas
2 colheres (sopa) de azeite
3 ovos
4 colheres (sopa) de amido de milho
1/2 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
óleo para untar a frigideira

Modo de Preparo

1. Descasque, corte ao meio e fatie a cebola em meias-luas (não muito finas).

2. Leve ao fogo baixo uma frigideira média (de preferência antiaderente). Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar.

3. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador; lave e seque a salsinha e a cebolinha. Pique fino a salsinha e corte a cebolinha em fatias médias.

4. Transfira as cebolas douradas para uma tigela grande, junte o arroz cozido e misture.

5. Aumente o fogo para médio, regue com mais um fio de azeite e acrescente a cenoura. Refogue por cerca de 2 minutos e junte a salsinha e a cebolinha. Desligue o fogo, junte ao arroz e misture bem.

6. Acrescente o queijo ralado, prove e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione os ovos e, por último, misture bem o amido de milho.

7. Passe um papel toalha para limpar a frigideira e leve ao fogo médio. Quando aquecer, regue com óleo para cobrir todo o fundo. Adicione duas colheradas da mistura de arroz e achate levemente com as costas da colher (no formato de um hambúrguer) - faça de 1 a 2 bolinhos por vez, deixando espaço entre cada um para não grudar.

8. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos e vire com uma espátula para dourar o outro lado por igual. Transfira os bolinhos prontos para uma travessa e repita com toda a mistura de arroz (se necessário regue a frigideira com mais óleo). Sirva os bolinhos ainda quentes.

3 comentários:

Estela Vidal Ribeiro disse...

Olá, flor! Também sigo de pertinho a Ana Paula. Adoro seus posts e sua forma de ver o mundo. Assim como adoro suas imagens que alegram meu dia!
Beijo e bom feriado!

querendoserblogueira.blogspot.com.br

Tina Bau Couto disse...

ADOREI
A proza e a receita
As duas comadres encontro no ponto e amo
:)

Vania Lucia disse...

Que delícia!!! Copiei, kkkk
bjs