terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Música, divina música

Já estudei piano. Morando no interior, há muitos anos atrás, poucas eram as opções de atividades que uma família podia escolher para enriquecer a formação de seus filhos. Eram tempos em que era preciso saber cozinhar, bordar e tocar piano.

Hoje são muitas as opções e se os pais não usarem uma medida para estabelecer limites os seus filhos passam a ter uma agenda de executivos, com compromissos para todas as horas do dia. Sem tempo para brincar, sonhar ou fazer arte. Ou brigar com os irmão porque aprender a estabelecer espaços também ajuda na formação do caráter.

Mas voltando ao piano: um diploma esquecido em uma gaveta testemunha o feito. A falta de prática deixou os dedos enferrujados e hoje já não consigo sequer tocar O Bife. Não conhece? Trata-se de uma melodia simples e fácil e era utilizada para que os alunos iniciantes pudessem se acostumar com as teclas do piano. Depois, virou propaganda do Danoninho.

Deste tempo sobrou um encantamento pelas partituras. Eu acho elas lindas e, com muita dificuldade, eu ainda consigo ler uma. Se estou ao telefone, costumo rabiscar notas musicais no bloco de rascunho.

Mas podemos fazer muito mais. Veja isto:

6 comentários:

Tina Bau Couto disse...

Acho muito chique, elegante e imponente tocar piano
E achei lindos os artesanatos, recortes, colagens
Notas máximas em tom de fá para todos :)

Maria disse...

Eu infelizmente nunca aprendi a tocar piano embora por certo tivesse gostado mas minha filhota P. está a prender e é um gosto vê-la embalada pelas notas que vai tocando agora já bastante bem...A música é algo de maravilhoso...e pode transformar-se quase num estado de espírito:)) No seu caso querida amiga por certo que se tornou mesmo as imagens que escolheu tão especiais testemunham-no...obrigada...estou a gostar muito de a ir conhecendo!
Beijinhos
Maria

lenalima disse...

Piano, sempre gostei, nunca toquei.
adoro!
bjss

Ana Paula disse...

A música, o piano sempre estará em você. Pode mudar o jeito de tocar que pode ser bordar!

Dias atuais, agendas cheias mas, pouco produtivas. Não se sabe cozinhar, costurar, enfim.
Gostei de conhecer mais um pouquinho de você!
Beijo.

simplesmentefascinante disse...

Bom dia, Beatriz,
também aprecio esses trabalhos com partituras.Para mim, ler notas musicais é como ver uma escrita em grego e fico encantada com a filha mais nova tirando música ao piano. Você deveria desenferrujar os dedos, música faz bem pra alma, imagine pra quem toca!
bjão que nossa quarta seja cheia de lindo acordes.
Mari

Jussara Neves Rezende disse...

Que lindo post, Beatriz! Pelo relato da experiência... e pelas belas imagens!
Abraço!